Não há nada de bom para se ler aqui. Se você for esperto nem estará lendo essa descrição. Se for corajoso, bem ... Outros já foram. Não que eles ainda estejam por aqui.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bom gente, consegui outra entrevista com Daniel Handler. Essa é bem melhor que a outra, e ele fala bastante sobre Desventuras em Série. Está ai o link da entrevista original, em inglês.
http://fictionwriting.about.com/od/interviews/a/lemony.htm
Créditos da estrevista:About.com
Créditos da tradução:Euzinho =D

Daniel Handler, escrevendo sob o pseudônimo de Lemony Snicket, é autor da famosa série infantil, Desventuras em Séries, que segue as desventuras dos órfãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire. Ele também é o autor, em seu próprio nome, dos três livros para adultos, "The Basic Eight", "Watch your mouth," e o próximo "Adverbs". O humor irônico e referências literárias dos livros infantis,recurso para crianças e adultos, todos os doze livros têm aparecido na Lista de Best-Sellers de livros infantis do The new York Time. Suas obras adultas são estruturalmente experimerimentais e toma questões sobre controversas,como o incesto e a violência juvenil, mas como os livros infantis, tem um humor negro. Handler vive em San Francisco, Califórnia, mas eu tive a sorte de roubar alguns minutos com ele antes de sua aparência relâmpago no Teatro Paramount, em Austin, Texas, que teve lugar em conjunto com o Texas Book Festival 2005.

About.com: É verdade que você começou a escrever os livros do Lemony Snicket por sugestão do sua editora, depois de publicar "The Basic Eight", um livro que apresenta as crianças como os principais personagens?
Lemony Snicket: Ela não era o minha editora de "The Basic Eight" mas ela é uma editora de livros de crianças. Ela me perguntou se eu poderia estar interessado em escrever para crianças e eu disse que não, pensei que seria uma péssima idéia, o tipo de coisas que gostaria de escrever seriam totalmente inadequado para crianças. E então, naquela noite eu tive uma idéia e, por isso, em vez de fazer a coisa profissional, o que provavelmente todos os leitores fariam, eu chamei essa mulher e disse, vamos se reunir em um bar, porque eu tenho essa idéia, e eu vou dizer-la para você e você pode me dizer que é um péssimo idéia, e nós concordamos que é uma péssima idéia para eu escrever para crianças, mas, pelo menos, vamos estar num bar, e vai ser menos embaraçoso e toda o noite não será um completo desperdício. Em vez disso, ela disse que gostou da idéia, meu deu um certo pânico, porque eu pensei que ela estivesse bêbada, e eu pensei, agora ela vai ter de me ligar até a manhã seguinte, e dizer que, agora que está sóbria, não sei o que estava pensando. Vejo que esta é uma péssima idéia. E ela me chamou na manhã seguinte e disse que ela ainda gostava da idéia, porque você não a escreve.
AC: Você toca seu acordeom durante seu trabalho. Como se aquecer? Você prática numa base diária, semanal?
LS: Na minha vida regular eu pratico muito pouco. Em turnê, há um novo acordeão para mim alugado em cada local. Uma vez tive um acordeão danificado em um avião e depois sai freneticamente tentando encontrar um acordeão, eu disse, vamos tentar encontrar um acordeão em cada cidade, por isso, acabei por experimentar diferentes acordeões de diversos estilos e qualidade.
AC: Como você está em busca de um Austin?
LS:É lindo. É um antigo instrumento com novíssimo alças, o que é bom, porque as tiras são de couro e se elas são antigas poderão partir no meio de um desempenho, que, aliás, já aconteceu comigo. Mas este não é um estado em que esperava encontra-lo, pelo longo tempo que eu o procurei, e o Texas me desapontou.
AC: O que você aprendeu sobre escrever ficção para crianças, desde que começou, especialmente desde que você não tenha decidido a escrever livros infantis?
LS: Bem, eu aprendi muito sobre a literatura infantil desde que eu comecei escrever para crianças, porque eu não tinha lido coisa alguma para as crianças desde que eu era uma criança, e agora eu os leio o tempo todo. Estou grato por isso, mas eu realmente não encontro nenhuma diferença nos realmente em fazê-los.
AC: A ficção adulta tende a assumir alguns temas bastante ousados, o incesto, por um exemplo. Será que o sucesso dos livros do Lemony Snicket permitem-lhe ser mais adulto com o seu trabalho experimental?
LS: Eu não acho que o conteúdo tenha sido necessariamente afetado. É bom para não ser salientado a ver com dinheiro, com certeza. Mas eu estava sempre escrevendo o que eu queria. Eu nunca tentei escrever qualquer coisa que poderia ser popular, porque eu não acho que seria bom para mim. Eu não quero que soe como o dinheiro não teve qualquer efeito sobre mim, porque eu vivo num quarto melhor que antes. Por isso, teve um efeito, mas não creio que o mercado de ficção literária que tem muito a ver com o conteúdo. Quero dizer, eu não acho que escritores que tendem a ser tão experimental como eu fazer pior do que outros. Eu não acho que Denis Johnson vendeu menos cópias do que Ann Packer. Eu penso que há espaço suficiente, dentro do recurso muito limitado de sérias ficção, para todos os tipos de coisas experimentais.
AC: Espalhadas por todo o livro e, especialmente, na "Autobiografia não autorizada," há um número de piadas adultas. Você usa essa técnica principalmente porque sabem que os adultos estarão a lendo os livros com os seus filhos, ou apenas para as crianças, para eles de identificarem mais e mais com os livros enquanto vão crescendo?
LS: Acho que a última. Essas referências estão lá, porque na maioria das vezes em que eles estão interessantes para mim. Mas eu gosto da idéia de que já alguns anos a criança vai pegar meus livros novamente e dizer, meu Deus, isso faz mais sentido para mim agora do que costumava. Mas não é escrito especificamente para um público adulto.
AC: Você escreve para adultos e crianças ao mesmo tempo?
LS: Sim. Tenho vindo a trabalhar sobre este novo romance continuamente desde o último livro, "Watch your mouth", saiu em 2000. Mas certamente desde quando os livros do Lemony Snicket saíram, são uma prioridade dos prazos, e também tenho de fazer as coisas como esta.
AC: É evidente que você tem muita personalidade de Lemony Snicket enquanto está escrevendo estes livros.Você sente a necessidade de que as pessoa tem ou é estritamente para as crianças? LS: Quando os livros foram publicados pela primeira vez, o editor me propôs uma questão muito sensível, que foi, se você vai assumir a personalidade do narrador e não o escritor, o que vai fazer quando você sai para falar com pessoas? Então fui para ver um outro autor falando das crianças e eu achava que era muito entediante. Ela disse que queria remover o mistério de escrever, e pensei, por que no mundo que você quer fazer isso? Pensei que gostaria de colocar mais mistério em escrita, e que isso seria efetivamente mais interessante. Então, foi para esse ângulo que eu fui. Eu presumo que se você vai se levantar, no palco, você poderia fazer algo bem interessante. Mesmo quando eu vou falar sobre o meu livro adulto, eu tentarei ser mais interessante do que eu estou na vida normal. Quero dizer, na vida normal, as pessoas me ouvem falar de graça.
AC: Pode falar um pouco sobre o novo livro, "Adverbs"?
LS: É sobre o amor. É sobre um monte de pessoas diferentes, caindo dentro e fora do amor. Tem uma espécie de estrutura fragmentada, o que eu acho que é inevitável se você está tentando escrever um livro enquanto escreve um monte de outros livros. Se você não lê-lo, isso significa que você é contra o amor. Todos deveriam lê-lo.
AC: Boa estratégia de marketing.
LS: Eu só disse enquanto nós estávamos conversando.
AC: Eu li em outra entrevista que você gastou cinco anos escrevendo na cidade de Nova York, crescendo mais e mais mas mesmo assim você não conseguiu publicar "The Basic Eight". Como você lidou com isso?
LS: Eu não acho que eu fiz. Isso só se tornou cada vez mais difícil (rindo). Acho que é muito difícil estar trabalhando arduamente na ficção e ser inédito. Tentei dizer a mim mesmo uma e outra vez que talvez algum dia eu seria publicado e eu olho para trás, estes anos, como espécie de boémia e selvagens, mas quando você está realmente fazendo-o, não é de diversão em tudo. E isso ainda não aconteceu. Não sei como você lida com isso. É realmente difícil. Particularmente em Nova York, se você está tentando prestar atenção a cultura literária, está em toda parte, e você vê um monte de porcaria que está fazendo muito sucesso, e isso é duro. Acho que em um monte de outras profissões, você fica melhor e você naturalmente tende a ser recompensado, e isso não é necessariamente verdade na ficção, o que é realmente difícil. É difícil ter um romance que você acha que é melhor do que um monte de outras coisas que está lá fora, que ninguém quer publicar.
AC: Você disse que você só vai escrever 13 romances do Lemony Snicket, mas, obviamente, com o sucesso desses livros, o seu editor não teria oposição se você disser que você está escrevendo mais. Você pretende escrever mais que 13 livros do Lemony Snicket, ou há um plano para uma série diferente?
LS: Eu gostaria de manter a escrita para crianças e adultos. Eu sempre disse que seria apenas de 13 livros. Isso sempre foi muito claro. Acho que se eu disse, ei aí, vai ser de 20 depois de tudo, tenho certeza que eles iriam me deixe fazer isso. Mas não houve qualquer pressão para fazer isso.
AC: Você tem alguns planos específicos para uma série diferente?
LS: Há algumas idéias nas quais eu quero trabalhar.
AC: Você tem alguma pergunta favorita que as crianças te perguntaram?
LS: Um garoto em uma livraria um outro dia me perguntou se eu tinha uma banheira, e eu disse não. Então ele disse que eu era que nem Christopher Paolini - Christopher Paolini escreveu Eragon, uma popular série da criança. Eu disse, bem, é por isso que Christopher Paolini e eu nunca tinha estado em uma banheira quente em conjunto, porque cada vez que ficamos juntos nós não podemos dizer que a sua banheira ou minha, e tínhamos ambos ter que dizer que não temos uma , razão pela qual Christopher Paolini e eu permanecemos estranhos ao invés de parceiros de banheira.
AC: É evidente que você tem uma natureza sarcástica. As crianças que lendo os seus livros estão em uma faixa etária em que eles estão começando a compreender e lidar com ironia, o fato de que você pode dizer algo que é diferente do que você realmente quer dizer. Você acha que quando as crianças estão falando para você que eles realmente responder a isso?
LS: Acho que a demarcação de saber se você vai ou não ser capazes de compreender ironia - o início de ironia - acontece para as pessoas de diferentes idades, com certeza, e, por vezes, nunca acontece, por isso, de certa forma, se você quiser ver se seu filho tem um saudável senso de ironia,de a ele o meu livro (risos). Ironia é apenas uma parte dela, mas penso que, quando você crescer você começa a olhar criticamente o mundo e você nota a disparidade entre o que as pessoas estão dizendo e o que ele faz. A forma como são feitos ao contrário do que todos dizem o tempo todo. Em muitos livros infantis são pessoas boas são recompensadas e a pessoas más são punidas, e mesmo sendo jovem, você vê que o mundo não é só isso. Penso que é algo semelhante a ironia, mas não é um livro de definição da ironia. A idéia de que o mau comportamento é sempre punido começarão a circular falsa, se estiver realmente em um pátio da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário